História

Nossa História, Nosso Orgulho

E tudo começou na… Rua!

Um grupo de rapazes se reunia na Praça da Bandeira e nas esquinas da cidade. Na maioria das vezes, na confluência da rua Rangel Pestana com a rua Francisco Glicério. Os assuntos que conversavam eram os mais variados.

Se nos dias atuais, com tantas possibilidades de diversão e lazer, muitos adolescentes ainda sonham em “montar time”; esse desejo na década de 30 era ainda muito mais forte. Uma obrigação, quase uma questão de honra. “Se as outras “turmas” tinham, precisávamos ter também!”

Assim, não é difícil de explicar por que, naquele grupo, tivesse surgido a idéia de se formar um time de futebol.

De quem foi a ideia não se consegue esclarecer com precisão. O mais certo é acreditar que a ideia surgiu no grupo e foi imediatamente acatada por todos. A ideia era de um time para brincar, jogar pelo prazer do jogo.

E assim, nascia o JUVENIL ITATIBA!

Oficialmente, no dia 05 de março de 1937 nascia o ITATIBA ESPORTE CLUBE, o que antes era apenas um time de futebol, hoje é uma associação recreativa, esportiva e cultural que objetiva proporcionar a seus associados a prática de esportes e suas múltiplas e variadas modalidades, com caráter amadorista, além de atividades recreativas e sociais.

Uma das maiores paixões da sociedade do Itatiba Esporte Clube sem dúvida é a sua história. Quem a conhece sabe bem a razão e o motivo de tanto orgulho.

Ela é rica, bela, cheia de lutas, glórias e conquistas.

Esse é um breve resumo da nossa história, orgulho de mais de 3.200 associados e 10.000 dependentes.
Para ler mais a respeito, clique aqui»

Distintivo

Para toda e qualquer representação, o Itatiba Esporte Clube tem como símbolo, um escudo suíço com listras vermelhas em diagonal, dispostas de cima para baixo, da direita para a esquerda tendo ao centro a monograma com as letras I.E.C. sobrepostas na cor branca. Esse escudo, pelas normas mundiais da heráltica, é assim descrito: “Escudo suíço contrabandado de Sables e Gols, tendo monograma I.E.C. de tipos sobrepostos de engate brocante sobre o todo”

Itatiba Esporte Clube

UNIFORME OFICIAL

O uniforme oficial do Itatiba Esporte Clube é composto por meias com listras vermelho e preto na posição horizontais, shorts preto, e camisa com listras horizontais nas cores vermelho e preto, tendo sobre o coração o distintivo oficial do clube .

Itatiba Esporte Clube

BANDEIRA

A Bandeira do ITATIBA ESPORTE CLUBE, tem as cores vermelha e preta. É cortada, horizontalmente, por duas faixas da mesma largura, equidistante do centro, sendo a superior vermelha e a inferior preta. Ela é centrada pelo escudo do clube.

Itatiba Esporte Clube

FUNDADORES DO ITATIBA ESPORTE CLUBE

Danton Ernesto de Lima, Alcides Gilli, Luís Machado, Vitório Polesi, José Casanova Neto, Armando e Luís Carra, Valter Schiavinatto, Ítalo e José Sesti, Jácomo Bedani, Osvaldo Coletti, Onofre “Pipi”, Alberto Passador, Joanin Prevedel, Anísio Consoline, Vai-Vai, Gervásio Dian, Varguinha, Nelito, Wilson Gianini,Onofre, Máximo Panzarin,Carleto, Dito Lau, Rabelo(de Jundiaí), Orestes Paganini, King, Valdomiro Mendonça, Carnevale, Zepo, Juca Machado, Luciano Cremonese, Orlando Marcondes “Pagode”, Acácio Panzarin, Luís Labriola, Caio Pires de Morais, Antonio Marciano, Wilson Rela, Pedro Dian, Campana, Juca e Benedito.

A PRIMEIRA DIRETORIA

• Presidente de Honra: Paulo Abreu;
• Presidente da Diretoria: Dr. José Fachardo Junqueira;
• 1º Vice-Presidente: Dorival Moura Leite;
• Secretário Geral: Dr. João B. Ottoni Bastos;
• 1º Secretário: Octávio Pupo da Silveira;
• 2º Secretário: Geraldo Ferraz Mello;
• 1º Tesoureiro: José Faggiano Junior;
• 2º Tesoureiro: Álvaro da Costa Saraiva;
• Diretor Esportivo: Bruno Lazzarini;
• Técnico Esportivo: Antonio Marrasco;
• Conselho Consultivo: Luiz Machado, Armando Gianini E. Antonio Saccardi.

Durante o período desta gestão houve alterações nos cargos de 1º e 2º secretários e 2º tesoureiro, sendo os titulares substituídos pelos srs. José Boava, Nagib João Julio Karan, Antonio Alves Lanhoso, Sebastião José E Marcelo Gervasio Dian, respectivamente, sendo os três últimos ao cargo de 2º tesoureiro.

HINO DO CLUBE

“Vermelho e preto, sinal de guerra…”

   Encontrar uma pessoa que já tenha ouvido o “hino” do ITATIBA E.C., não é difícil. Não existe um Rubro-negro que não conheça o “hino” do clube. Difícil foi achar quem soubesse a “história” do hino.

   Apesar de cantado desde a década de 50 – pelos torcedores e jogadores do ITATIBA E.C., e ainda presença obrigatória no repertório das noites dos bailes de Carnaval do clube, “ninguém” era capaz de nos fornecer, com precisão e credibilidade, dados que elucidassem a origem e a autoria do hino. Então, imaginem a surpresa quando, informalmente, em meio a um baile de Carnaval deste ano, nos ocorreu a idéia de perguntar ao sr. Otávio Busca, maestro da tradicional Corporação Musical Santa Cecília da cidade, se ele sabia alguma coisa sobre o referido hino. Ele não só sabia como até fez a gentileza de nos fornecer a partitura da música.

   Foi assim que descobrimos que o Hino do ITATIBA E.C., na realidade, é uma “adaptação” feita em cima da marcha “Nem o chopp”, de autoria de Benedito Lacerda e Herivelto Martins, de muito sucesso na época. Essa marchinha é assim:

Nem o chopp

Nem o chopp que eu bebi
Nem o chopp
Conseguiu me libertar desta mulher BIS

Nem o chopp meu Deus
Nem o chopp
Meu sofrimento é o que ela quer.

Já não posso mais
Já bebi demais
Eu já fiz
  o que um homem não faz
Bebo p’ra esconder meu sofrimento

E ela não me sai do pensamento

   E que ZÉ BELÉU teve a idéia de aproveitar a música (com arranjos adaptados pelo maestro JOÃO MAGGI, da Corporação Musical Santa Cecília), colocando uma outra letra.

   Zé Beléu, na verdade José Manoel da Silveira Franco, sempre foi um rubro-negro de coração. Ocupou diversos cargos em várias diretorias, e acima de tudo era um torcedor fanático pelas cores do clube. Daí a inspiração para escrever a letra daquela marchinha que ia acabar de transformando numa espécie de hino do clube.

   O que não ficou ainda bem esclarecido é se o Zé Beléu realmente compôs a letra ou ela foi baseada em alguma já existente. Isso é necessário ser registrado porque existem outros clubes esportivos que utilizam como “hino” , melodia e letra, se não totalmente iguais, muito parecidas.

Hino Oficial do ITATIBA EC – “Vermelho e Preto”

Quem vem de lá,
Sou eu morena,
Abra a porteira
Que eu quero passar.

Vermelho e preto
Sinal de guerra
É o ITATIBA
Que estremece a terra!

No canto do rouxinol,
Anunciando a nossa chegada
Somos onze corações de ouro
Que entram em campo
E picam o couro

Quem vem de lá,
Sou eu morena,
Abre a porteira
Que eu quero passar.

Vermelho e preto
Sinal de guerra
É o ITATIBA
Que estremece a terra!

Tempo